Faculdade desponta com curso de pós-graduação inédito no Maranhão.

Trata-se do MBA de Gestão em Saneamento Básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Nesta quarta-feira (16), o prof. mestre Marcos Silva (Coordenador do curso) demonstrou em palestra proferida no Auditório do IESF, a necessidade de uma formação continuada multidisciplinar para os profissionais que atuam no setor de serviços de saneamento básico e outros interessados, por ser de fundamental importância para o desenvolvimento socioeconômico e para a expansão das políticas públicas de saúde preventiva e a proteção do meio ambiente.

O prof. Marcos Silva informou que o Maranhão ocupa amarga colocação no ranking do saneamento básico e certamente tal situação reflete além de outros fatores a baixa capacidade de gestão dos serviços por parte dos atores administrativos. Não só isto! Mas, em importante artigo publicado no Portal imirante.com, o prof. Marcos Silva discorre sobre o saneamento básico no Brasil, de 1971 à atualidade. Vale a pena lê-lo.

Por tais razões o curso foca o processo de gestão do saneamento básico como prioridade. E o que o torna inédito, é a inclusão do binômio abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Chama atenção a estrutura curricular do curso com temas como: 1. administração pública, empresarial e a legislação ambiental; 2. política e as funções de gestão no saneamento básico; 3. sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário; 4. projetos e obras de saneamento básico; 5. gestão econômica/financeira e custos no saneamento; 6. gestão da demanda e política tarifária; 7. gestão de pessoas em saneamento; 8. planejamento estratégico; 9. comunicação e marketing empresarial, e 10. responsabilidade socioambiental no saneamento básico.

O curso será ministrado por mestres e doutores que têm amplo conhecimentos e experiências com os temas. Contará com a cátedra do Professor mestre Marcos Antônio Silva do Nascimento (Coordenador do curso); professora mestre Natalia Cunha; professor doutor Lúcio Macedo; professor mestre a Rubens Brito; professor mestre Roberto Santos; professor mestre Cristovam; professor mestre Geraldo; professor doutor Silvio Pinheiro, e professor mestre Cláudio Antônio Amaral Moraes.

A pós-graduação MBA de Gestão em Saneamento Básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário, propõe:
  • Qualificar graduados das diversas áreas do conhecimento científico, em particular servidores que atuam no setor dos serviços de água e esgoto, tanto nas operadoras pública e privadas, quanto nas agências reguladoras e consórcios públicos intermunicipais; 
  • Preparar gestores para uma melhor compreensão dos desafios da universalização dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado do Maranhão, e 
  • Elevar o nível de sistematização de conhecimento no setor de saneamento básico de água e esgoto com a finalidade de expansão do conhecimento das ferramentas de gestão para o setor.
O público-alvo do curso será profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento, empregados graduados da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), Sistemas Autônomos de Água e Esgoto (SAAES), dos Consórcios Públicos Intermunicipais, das Empresas Privadas, das Agências Reguladoras e o público em geral graduados nas diversas áreas do conhecimento.
A professora Honorina Simões, Diretora do IESF instou os acadêmicos e demais presentes a empreenderem em mais essa oportunidade de conhecimento e desenvolvimento social e econômico de nosso Estado. 
O prof. mestre Marcos Silva (Coordenador do curso) discorreu sobre a estrutura curricular do Curso e a carência no mercado de perfis técnicos e de gestão em saneamento básico.

Destacou também a prontidão com que a Direção do IESF recebeu a proposta da Pós-graduação, possibilitando um valor ao alcance das condições do público-alvo.
professor doutor Lúcio Macedo instou os presentes a lembrarem do seu torrão quando alçarem voos mais altos na carreira profissional, a exemplo da equipe de professores mestres e doutores que se doaram para ministrarem o inédito MBA de Gestão em Saneamento Básico: abastecimento de água e esgotamento sanitário. 
O professor mestre Rubens Brito e o professor doutor Silvio Pinheiro também falaram no evento. Rubens Brito disse que é preciso mudar o paradigma da gestão de saneamento. Para ele faz-se obras e mais obras, mas não há um olhar de manutenção e reparos. 

Silvio Pinheiro animou os presentes à apresentação do Curso e contou sua jornada de formação profissional, ultrapassando a barreira da discriminação e nunca esquecendo do Maranhão. Compreendendo que seus conhecimentos podem contribuir para o crescimento de outros.

Postar um comentário

Dê sua opinião
Opine e compartilhe.

Postagem Anterior Próxima Postagem