O mercado de capitais livre é uma prática que gera muitos lucros, mas no caso do Brasil esse lucro só vai para poucos ditos acionistas.
Na era PT, a Petrobrás se tornou QG das quadrilhas da corrupção. Agora no governo Bolsonaro ela vem gerando turbilhões em lucros - mas sem nenhum benefício para os pobres brasileiros.
Daniel Kosinski, doutor em economia política internacional, diz que o resultado contábil extraordinário da Petrobras se converte em benefício de uma reduzida elite de acionistas (brasileiros e estrangeiros), não representando qualquer indício de aumento da prosperidade ou do desenvolvimento do Brasil.
"Portanto, o seu lucro se fundamentou sobre o sacrifício crescente dos níveis de vida da sociedade brasileira, condenada pelo governo e pelos seus administradores a pagar preços dolarizados, altamente voláteis e que escapam inteiramente ao seu controle ou influência, pela utilização de uma substância da qual ela ainda depende, em enorme medida, para o seu funcionamento", afirma Daniel Kosinski.
Se a Petrobrás serve apenas às regra do mercado de capitais para lucrar e distribuir dividendos para o acionistas, ela não serve para os brasileiros. E ponto final!!