O Instituto Cidadania Ativa conclui mais um trabalho de diagnóstico social de uma região do Maranhão. Desta vez, Maurício Miguel e demais profissionais do Instituto visitaram e estudaram a situação social do Município de Amapá do Maranhão.
O Município está localizado na microrregião de Gurupi, com uma área de 952 km² e população de 6.431
habitantes no último censo de 2010, mas a população estimada atualmente é de 6.895
habitantes, o que resulta numa densidade demográfica de 12,80 hab/km².
O diagnóstico do Instituto Cidadania Ativa destaca aspectos positivos e negativos do município. Como pontos positivos descreve a "acolhedora população, as riquezas naturais, a força de trabalho do povo, a luta diária de diversos profissionais, dentre tantos outros".
Já os aspectos negativos incluem "o não reconhecimento da agricultura familiar como um meio de crescimento econômico, a baixa demanda de empregos, a fome e a miséria que assolam uma considerável parcela da população, as péssimas condições físicas das escolas, dos locais de saúde e das habitações, a situação de miséria ou pobreza extrema em que vivem diversas famílias, as pouquíssimas opções de lazer, a falta de opções de entretenimento, especialmente para os jovens, a ausência de uma forte e eficaz politica pública de combate as drogas, a falta de perspectiva na educação, o saneamento precário, a falta de consciência ambiental agravada pela falta de informação, ausência de cursos profissionalizantes, além de outros e diversos problemas".
O rico trabalho de pesquisa do Instituto Cidadania Ativa merece atenta leitura das autoridades do Estado - BASTA CLICAR AQUI.