Moro pegou Lula no seguinte fato: em 2010, o Jonal O Globo já noticiava que o tríplex do Guarujá seria da família Lula. Disse o Jornal em 2010: "A família Lula da Silva deverá ocupar a cobertura tríplex com vista para o mar".
Lula disse ao juiz que só soube do imóvel em 2013. então Sergio Moro perguntou a Lula:
- O senhor saberia me explicar como a jornalista em 2010 poderia afirmar que a cobertura tríplex seria do ex-presidente?
Lula responde:
- Eu vou lhe explicar, talvez não explique tudo. Mas o jornal O GLOBO nesse mesmo período fez 530 matérias negativas contra o Lula e só duas favoráveis. Então só posso entender que alguém do Ministério Público em São Paulo, que eu não vou dizer o nome, fomentava a imprensa, que fomentava ele (a jornalista). E isso foi tempo. Nós fizemos inclusive representação no Conselho Nacional do Ministério Público.
Moro, então, questiona a divergência nas datas apresentadas por Lula.
- Mas a questão que eu coloco, essa questão do tríplex que o senhor afirma aqui, ela só teria surgido em 2013, segundo o senhor. O senhor tem ideia como o jornalista, lá em 2010, do GLOBO, poderia ter feito uma matéria se referindo a essa cobertura tríplex que o senhor iria ficar? Nesse mesmo local, nesse mesmo prédio?
Lula volta a acusar os procuradores:
- Por que deve ser uma invenção do Ministério Público.
Moro insiste:
- Mas em 2010 nem tinha processo.
E Lula:
- Sei lá quando, fazer ilação se faz em qualquer momento.
Lula foi derrotado pelo provérbio português: "CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!"
Lula porta-se como o bom ladrão referenciado por Padre Vieira no sermão do bom ladrão.