Um grupo de oposição de Paço do Lumiar está usando um problema deixado desde 2006 (quase 10 anos) como pretexto para atacar o atual prefeito Josemar Sobreiro e prejudicar a população, deixando-a no lixo.
Já no segundo semestre do primeiro ano de gestão de sua gestão, o Prefeito Josemar, por meio do Decreto nº 1.750, de 30 de agosto de 2013, instituiu o Grupo de Trabalho para a análise e implantação do Plano de Resíduos Sólidos e ações voltadas ao Plano de Saneamento Básico do Município de Paço do Lumiar/MA.
Várias tentativas já foram feitas por este grupo para inviabilizar uma solução, inclusive bagunçando audiências públicas sobre políticas de resíduos sólidos.
O Tribunal de Justiça do Maranhão garantiu à prefeitura de Paço do Lumiar o uso do lixão até a implantação do aterro sanitário debatido com a população.
"Isto posto, e em vislumbrando ocorrente situação apta a autorizara suspensão dos atacados atos, hei por bem, o presente pedido, se lhe DEFERIR, com vistas a não só SUSPENDER a EXECUTORIEDADE da LIMINAR e da SENTENÇA proferidas pelo Juízo de Direito da Comarca de Paço do Lumiar/Ma, nos autos da Ação Civil Pública n° 819-24.2006.8.10.0049 (819/2006), de agora tramitante na Vara de Interesses Difusos e Coletivos do Termo Judiciário de São Luis, da Comarcada Ilha de São Luis, como também da DECISÃO que DETERMINOU o BLOQUEIO de R$ 500.00,00 (QUINHENTOS MIL REAIS), nas contas do Município de Paço do Lumiar/Ma, já efetivado pelo Banco do Brasil S/A- Maiobão/Ma, consoante Ofício de fls. 60, subscrito pelo Gerente Geral de Agencia 4863-1 - Maiobão-Ma.
Desta decisão, oficie-se, imediatamente, ao Juízo de Direito da Vara de Interesses Difusose Coletivos do Termo Judiciário de São Luis, da Comarcada Ilha de São Luis, para conhecimento tomar, e, ao Banco do Brasil S/A., para imediata liberação do valor bloqueado, servindo, de logo, apresente,como ofício/mandado para fins de cumprimento.
Publique-se. Cumpra-se.
PALÁCIO DA JUSTIÇA CLÓVIS BEVILÁCQUA, em São Luís, Capital do Estado do Maranhão, aos vinte e dois dias do mês de abril do ano de dois mil e quinze.
Desembargador ANTONIO FERNANDO BAYMA ARAUJO
DECANO, no exercício da Presidência"
A última ação do grupo foi destruir a guarita da entrada do lixão na calada da noite de sexta-feira, para em seguida ameaçar profissionais catadores que trabalham no lixão, além de tentarem impedir a entrada de caminhões de lixo no local.
A polícia já tem informações dos criminosos e também estará analisando áudios e vídeos para enquadrar os mandantes do crime.
Tem até áudio com tentativa de subornar o gestor municipal.
NA PRÓXIMA POSTAGEM SAIBA QUEM ESTAR POR TRÁS DESSES CRIMES.