Edinho Lobão, candidato da Oligarquia Sarney pelo PMDB-PT, além de responder a processos por crimes, também já foi condenado a 1 ano e 4 meses de prisão pela Justiça Federal por Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação.
Na sentença, o juiz afirmou que ficou “devidamente comprovada a responsabilidade penal do acusado Edison Lobão Filho pela prática do crime previsto no art. 183 da Lei 9.472/97”. A decisão foi tomada após 11 anos de investigação criminal envolvendo, além de Edinho, Rivoredo Barbosa Wedy e Shélida Salomão Pessoa.
Para escapar da prisão, o pai de Edinho Lobão praticou o nepotismo incluindo o filho na chapa de senador e entrou com apelação judicial alegando a prescrição da sentença. Em dezembro de 2010, o juiz federal Ivo Anselmo Höhn Júnior declarou a punição prescrita.
Edinho Lobão não foi inocentado pela justiça, ela apenas usou de um esquema jurídico chamado prescrição para escapar da prisão, por culpa da própria justiça.
Essa é a ficha de quem se propõe representar o povo do Maranhão executando seu destino em termos administrativos. No grupo a que ele pertence tem gente pior.