Justiça reintegra Samuel Câmara ao quadro de pastores da CGADB
O poder judiciário do Estado do Amazonas suspendeu a decisão da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) de desligamento do pastor Samuel Câmara de seu quadro de associados (Clique aqui e leia a decisão na íntegra).
Assinada pelo juiz José Renier da Silva Guimarães, o mesmo “deferiu o pedido de antecipação da tutela, determinando ao requerido a imediata suspensão dos efeitos decorrentes da decisão que desligou o autor dos quadros de Pastores da Convenção Geral das Assembléias de Deus – CGADB, nos autos do Processo Ético Disciplinar nº 036/12 e todos os seus apensos, com sua imediata reintegração aos quadros da entidade”.
A decisão também inclui o pagamento de uma multa no valor de R$ 20.000,00 por dia de atraso não justificado no cumprimento da presente medida, a partir da intimação.
Em maio deste ano, durante reunião da Mesa Diretora da CGADB a mesma decidiu, por sete votos a três, desligar Samuel Câmara de seu quadro de pastores. O Conselho de Ética e Disciplina da convenção justificou a decisão sob a acusação de quebra de decoro, alegando que o pastor teria tumultuado a reunião da AGE, que aconteceu em 2012 no estado de Alagoas.
Além de Samuel Câmara, os pastores Sóstenes Apolos, Jônatas Câmara e Ivan Bastos também estavam para ser julgados, porém os dois primeiros não compareceram na reunião por motivos médicos e Bastos, que agora é o 1º Tesoureiro da Mesa, só poderá ser julgado em uma Assembleia Geral Ordinária.
O julgamento dos pastores estava marcado para o mês de janeiro, mas uma liminar da Justiça impediu que ele acontecesse antes das eleições da CGADB, que foram realizadas em 11 de abril durante a AGO de Brasília.
Pastor Pedro Lindoso raspa a cabeça em protesto contra José Wellington
O pastor Pedro Lindoso, membro da Comissão Estadual das Assembleias de Deus do estado do Maranhão, resolveu raspar a cabeça e gravar um vídeo em protesto ao pastor José Wellington Bezerra da Costa e Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).
Liderando a igreja Assembleia de Deus na cidade de Vitória do Mearim, Lindoso afirma que está angustiado e revoltado com a atitude da direção da convenção em excluir o pastor Samuel Câmara.
“Acho tal atitude um descalabro moral, uma manifestação de covardia, de medo, de perseguição e ditadura. Entendo que tal atitude só poderia ser tomada por homens que têm as mesmas atitudes dos homens maus dos últimos dias”, diz ele citando 2 Timóteo 3:1 a 5.
Ao ler a passagem, o pastor que também é diretor da Faculdade de Teologia Rockman retira o chapéu e mostra a cabeça raspada como manifestação de repúdio. “Para a cupulazinha da CGADB eu não tiro o chapéu, mas tiro o chapéu para ler a Palavra de Deus”.
Lindoso reconhece que Câmara é um homem de Deus e que ele não pode ser excluído da CGADB. “Ele não representa somente a pessoa dele ou os membros da família dele, ele representa a nossa história e a história de uma sociedade não pode ser apagada por ninguém”, disse. Para ele o afastamento de Samuel Câmara é um “homicídio” da história da Assembleia de Deus.
“A igreja é unida, os membros são unidos, mas os líderes maiores são uma espécie de peste que estão causando mal à igreja mais poderosa do Brasil”, disse Pedro Lindoso.
“Não existe igreja melhor que a Assembleia de Deus, mas lamentavelmente a liderança maior é constituída pelos piores líderes dessa nação. É uma vergonha”.
Sem medo de manifestar seu desagravo com a cúpula, o teólogo lembra que a igreja não tem papa e que cada igreja é autônoma “e dona de todo o seu patrimônio” quer seja financeiro, cultural ou teológico.
“Nós vamos nos reunir em algum canto do Brasil, vamos pintar as nossas caras com duas letras: AD. E vamos dizer não a essa molecagem”, afirma.
Acaba com essa convenção, ele já não tem sentido.
NOS NOSSOS DIAS, MAIS DO QUE NUNCA É PRECISO ATENTARMOS PARA O QUE ESTÁ ESCRITO. NÃO NOS ESCANDALIZEMOS COM OS ACONTECIMENTOS. DESNECESSÁRIO CITAR TEXTOS BÍBLICOS.SÓ GOSTARIA DE LHES DIZER UMA COISA: NÃO ENTREM NESTES ESCÂNDALOS; POIS TUDO ISTO É BRIGA POR POSIÇÃO. ESTAMOS NO TEMPO QUE DEVEMOS PEDIR DIREÇÃO AO ESPÍRITO SANTO, SE QUISERMOS SERVIR A DEUS. TODOS SÃO HOMENS IGUAIS A MIM E A VOCÊ.
JESUS: AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ. FUJA DESSA MEU IRMÃO.
pastor Samuel Câmara e suspendeu a decisão de expulsão do
mesmo da (CGADB). gente esse Samuel é muito esperto ele
procurou um juiz amigo da família câmara da cidade de
HUMAITÁ interior do Amazonas. gente aqui no Amazonas a
família câmara tem amigos em todos seguimentos da sociedade
eles consegue tudo que querem, se eles quiserem vão tomar na
justiça a CGADB a CPAD. a IEADAM já é deles.